De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios invadem fazenda e fazem dois reféns

14/06/2004

Fonte: O Globo, O País, p. 8



Índios invadem fazenda e fazem dois reféns

Cerca de 180 índios kraô kanela invadiram anteontem as terras da Fazenda Planeta, no município de Lagoa da Confusão, a 300 quilômetros de Palmas. Os índios tomaram como reféns dois oficiais de justiça que foram avisá-los da ordem de reintegração de posse da fazenda e ainda não os tinham libertado até ontem à noite.
Por volta do meio-dia de sábado, os índios ameaçaram incendiar o veículo dos oficiais de justiça, com um deles dentro do carro, mas foram impedidos pelas mulheres indígenas. Ainda no sábado, também havia sido retida uma equipe da TV estatal, liberada no mesmo dia à noite. Os dois oficiais de justiça, segundo a equipe de TV, foram mantidos amarrados e com os olhos vendados.
Na tarde de ontem, uma equipe de 12 policiais federais foi enviada para a fazenda com o apoio da Companhia Operações Especiais (COE) da Polícia Militar. Segundo a PF, o objetivo não era a reintegração de posse, mas a libertação dos dois oficiais de justiça.
Os invasores afirmam que não vão sair do local e que índios do Maranhão e do Mato Grosso, além de alguns da Ilha do Bananal, estariam seguindo para a região. Segundo a Polícia Militar, deve ser enviado hoje um contingente de mais 50 homens para a região para ajudar na retirada. Os kraô kanela prometem resistir e estão com pintura de guerra.

O Globo, 14/06/2004, O País, p. 8
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.