De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Desbaratada quadrilha formada por índios

15/02/2002

Fonte: A Tribuna - Rio Branco-AC



Uma quadrilha formada por índios kaxinawás foi desbaratada durante o carnaval pelo delegado Mardilson Vitorino Siqueira, da Delegacia Geral de Polícia de Senador Guiomard, município cuja sede fica a 25 quilômetros da capital. Foram presos e indiciados por infringirem o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, Francisco de Assis Braga, 18, José Linhares, 36, Raimundo Nonato Braga, 19, Albanisio de Oliveira Brasil, 19, e Antônio da Conceição, 19, que ficaram recolhidos ao xadrez e depois liberados, já que estavam fora do flagrante.

O grupo é acusado de uma série de furtos na área do município. Pelo que foi apurado, todos os índios presos pertencem a uma aldeia do município de Tarauacá, de onde vieram tentar vida nova há pouco mais de três meses. Nesse período o delegado Mardilson Vitorino percebeu que o número de furtos em Senador Guiomard aumentou acentuadamente, a ponto de deixar a comunidade preocupada. Através de investigações conseguiu provas e prendeu dois dos indígenas, que em seus depoimentos deduraram os demais integrantes da quadrilha, também presos e indiciados. Em poder dos ladrões a polícia prendeu vários objetos, dentre eles botijões de gás e outros, todos produtos de furtos.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.