De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPF recupera material genético yanomami

30/03/2006

Autor: Jankiel de Campos

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



Ministério Público Federal em Roraima recebeu ontem o material
Depois de quatro anos de investigação, o Ministério Público Federal (MPF) começou a recuperar o material genético yanomami extraído de amostras de sangue coletadas ilegalmente no Brasil.

Ontem chegou ao MPF em Roraima o material genético de 90 yanomami que tiveram seu sangue coletado por professores da Universidade Federal do Pará em 1990, durante uma missão de atendimento médico.

O material pertence a 86 yanomami da região do Alto Mucajaí, três do Paapiú e um do Baixo Mucajaí. Já está sendo providenciado o envio às comunidades de origem, onde as lideranças já estão cientes sobre sua recuperação.

Em 2002, líderes yanomami brasileiros solicitaram ao MPF que tomasse providências no sentido de localizar e recuperar amostras de sangue de seus parentes coletadas nas décadas de 60 e 70.

O MPF localizou a maior parte dessas amostras em quatro instituições nos Estados Unidos e está negociando o repatriamento. O material foi coletado por pesquisadores da University of Michigan e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A recuperação do material que se encontrava na UFPA fortalece a posição do MPF, que, até o momento, tenta recuperar as amostras coletadas anteriormente pelos americanos, através de acordos que atendam aos interesses dos yanomami.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.