De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios à beira da estrada

10/06/2006

Autor: AMARAL, Ana Lúcia

Fonte: OESP, Fórum dos Leitores, p. A2-A3



Índios à beira da estrada

Finalmente a imprensa lança seu olhar sobre a gravíssima situação de quase extermínio dos índios guaranis-caiovás em Mato Grosso do Sul (4/6). O grupo foi lançado à beira de uma estrada por ser faixa de terra que ninguém pode reivindicar. E só estão lá por força de decisão de juiz de primeiro grau da Justiça Federal, com base em decisão do ex-ministro Nelson Jobim, em mandado de segurança interposto pelos ocupantes da área, em litígio com os índios e que se encontra em procedimento demarcatório, que mandou sustar o procedimento. O Judiciário tem boa parte da responsabilidade na situação de perigo de extermínio dos índios, principalmente em MS. Ligada à expulsão, por ordem judicial, está a morte de índios no final de dezembro, quando a imprensa só tinha olhos para a prisão de Viola. Afinal, um jogador de futebol é mais importante que uma comunidade indígena...
No mesmo contexto está a acusação de que índios mataram policiais civis em situação que não interessa esclarecer. Índios que têm outra forma de ver e entender certas situações estão presos e sofrendo violência física. Também isso não interessa, mormente em tempos de Copa do Mundo.
Mas, ao menos, o Estado cumpre sua função de bem informar. Algum espaço na mídia para os índios pode ser a diferença entre o extermínio e sua preservação.

Ana Lúcia Amaral, procuradora regional da República anamaral@uol.com.br
São Paulo

OESP, 10/06/2006, Fórum dos Leitores, p. A2-A3
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.