De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Líderes discutem educação indígena

23/04/2002

Fonte: A Crítica-Manaus-AM



Começou ontem, em Maués (a 267 quilômetros de Manaus), a 1ª Reunião Ordinária Itinerante do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena. Além dos 27 conselheiros, dos quais 17 indígenas, estão presentes ao evento cerca de cem lideranças das etnias sateré-maué e hyxkariana, além de outras. O objetivo do evento é democratizar as discussões do Conselho, fortalecer a participação dos conselheiros indígenas e promover uma maior interação com suas comunidades.

Os temas principais da reunião serão as discussões em torno da proposta sobre formação dos professores indígenas e a criação do Centro de Estudos Superiores Indígenas (Cesi), projeto que o Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Política Indigenista do Amazonas (Fepi), vem discutindo com as comunidades indígenas e que tem a previsão de ser concluído ainda este ano.

Maués é um dos municípios pioneiros no oferecimento de educação diferenciada e bilíngüe aos povos indígenas, sendo uma das referências em todo o Amazonas. O Estado conta com uma população de, aproximadamente, 100 mil índios de 62 etnias. Desses, mais de 35 mil estão matriculados nas redes municipais de educação.

Ao longo deste ano, o Conselho realizará mais duas reuniões, sendo a próxima em Manaus e a última no Município de Barcelos (a 396 quilômetros de Manaus). O Ceei conta com a participação efetiva de conselheiros indígenas das etnias cambeba, ticuna, mura, maioruna, culina, mundurucu, apurinã, marubo, parintintin, baré e uaimiri-atroari. A reunião do Conselho começou ontem, com abertura oficial às 19h, e vai até amanhã.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.