De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índio vai palestrar sobre o massacre

03/04/2002

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Agostinho é professor de língua guarani


Termina hoje, em São Gabriel, o Seminário Missioneiro Guaranítico: História e Cultura, no Centro de Eventos, que comemora os 156 anos do município. Professores e historiadores discutiram a história e cultura da sociedade guarani e missioneira. O índio Agostinho Verá Moreira fará a palestra de hoje sobre a língua guarani. Bisneto de um índio que lutou com o líder Sepé Tiarajú, Agostinho apresentará histórias contadas pelos indígenas.

Uma delas é a de que bisavô, João Sabino, trabalhava numa fazenda de São Gabriel e conheceu Sepé Tiarajú. Sabino sobreviveu ao massacre de 1.500 guaranis em 1756. Para Moreira, os indígenas estão conseguindo um maior contato com os brancos e assumindo os seus costumes. 'Viver como antigamente não é mais possível, pois não há mais peixe e nem terra', resigna-se.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.