De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funasa começa a vacinar Yanomami

02/05/2007

Fonte: Folha de Boa Vista



Começou oficialmente o Mês de Vacinação nas Américas do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y) de Roraima. A abertura da campanha foi no dia 23, na Aldeia Balawa-u, localizada no Município de Barcelos (AM), também de responsabilidade do DSEI-Y, e contou com várias lideranças indígenas dos povos Yanomami.

Segundo o chefe do DSEI-Y, que representou a Coordenação Regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Eurico de Vasconcelos Filho, a campanha é uma ação do Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS) e Funasa, que visa ampliar as ações de imunização nas áreas indígenas de difícil acesso com coberturas vacinais.

O Mês de Vacinação faz parte da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas no Brasil que tem estabelecidas como prioridades ações de promoção, prevenção e controle de agravos oportunizando o acesso aos serviços de saúde e o atendimento com eqüidade a todos os povos indígenas. A intensificação das ações de imunização é uma estratégia eleita como prioridade para estabelecer o controle de agravos por doenças imunopreveníveis.

No DSEI Yanomami a operacionalização das ações de imunização está sendo realizada entre os dias 23 de abril a 5 de maio, quando serão aplicadas aproximadamente 1.675 doses de imunobiológicos tais como febre amarela, tuberculose, pólio, influenza, hepatite B, tríplice viral, varicela, pneumococo, DTP, tetravalente e dT em diferentes grupos etários tais como: menores de 1 ano, 1 a 4 anos, as mulheres em idade fértil (12 a 49 anos) e os maiores de 60 anos considerados mais vulneráveis para as doenças imunopreveníveis. Além do grupo etário priorizado, serão administrados imunobiológicos em toda a população.

Foram pactuadas para a vacinação as aldeias de diferentes regiões do Distrito Yanomami, onde residem aproximadamente 1.850 indígenas, localizadas nos pólos-base do rio Padauiri, Surucucu e Palimiu.

Para realizar o trabalho o DSEI-Y dispõe de quatro equipes de vacinação compostas por 11 profissionais, sendo enfermeiros, técnicos de enfermagem e um médico que vai monitorar as ações. A equipe de apoio é composta por diferentes profissionais considerando que a organização logística é toda realizada por via aérea, serão utilizados aeronaves tipo monomotor além de um helicóptero que fará a distribuição e resgate das equipes nas aldeias.

A oferta de imunobiológico influenza acompanhará o calendário do programa que recomenda a aplicação em abril deste ano, oportunidade na qual será aplicada nova cepa da vacina.

Das 10 aldeias que estão na programação da campanha, até a semana passada, seis já foram atendidas. As quatro restantes se encontram dentro do Estado de Roraima. A população Yanomami atual é de 15.896 indivíduos.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.