De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPF/MA intermedeia negociação entre Funai e índios

18/05/2007

Autor: Sérvulo Neves

Fonte: Ministério Público Federal



O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) está intermediando uma negociação entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e os líderes dos índios guajajaras da Reserva Cana Brava. Os índios interditaram a BR-226, entre os municípios de Barra do Corda e Grajaú (MA), há duas semanas. O diálogo estava suspenso desde que o presidente da Funai esteve em Barra do Corda, mas não foi até a área do conflito.

O procurador da República Luiz Carlos Oliveira Júnior entrou em contato com a Funai, que fez uma proposta que será levada pelo próprio procurador aos líderes indígenas da Reserva Cana Brava. Luiz Carlos vai até a área do conflito na próxima segunda-feira, 21 de maio, acompanhado do indígenista Carvalho Porfírio.

Pela proposta, a Funai se compromete a criar uma administração regional em Barra do Corda com a mesma estrutura da existente em São Luís. Enquanto isso, ficou acertado que os índios liberarão o trânsito de veículos durante o dia, até segunda-feira.

O procurador acredita no desbloqueio total da BR-226 a partir de segunda-feira. "A proposta é vantajosa para os índios da região, já que a administração regional tem mais condições de prestar melhor assistência do que um simples núcleo de apoio local", disse.

Os guajajaras protestam contra a administração de uma verba que a Funai enviou para a aldeia. Segundo os indígenas, o dinheiro está sendo administrado pela Funai em Imperatriz, contudo eles querem que a gerência da verba seja feita em Barra do Corda.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.