De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indios Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá pedem a saida do Admisntrador Regional da Funai

12/06/2007

Fonte: Conselho Indigenista Missionário



Índios Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá de Olivença ocupam a ADR de Ilhéus e pedem a saída do administrador Regional da Funai.

Cerca de 70 lideranças indígenas dos povos Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá de Olivença ocuparam hoje pela manhã (por volta das 01:00 hora) a ADR da Funai em Ilhéus, e pedem a imediata saída do Administrador Regional da Funai.

Segundo a cacique Ilza Rodrigues (Pataxó Hã-Hã-Hãe) que lidera a ação juntamente com os caciques Valdelice Amaral, Alicio Amaral e Rosevaldo Carvalho (Tupinambá de Olivença): "Esta ação está se dando devido a insatisfação das comunidades com a gestão do Administrador Regional , Agnaldo Francisco. A muito tempo estamos reclamando das péssimas situação que a Funai vem deixando as nossas comunidades e nenhuma providência vem sendo tomada, não agüentamos mais e as comunidades decidiram pedir a saída do Administrador, queremos também presença de
algumas autoridades aqui para que possamos resolver esta situação. Estamos solicitando a presença do Ministério Público, do Presidente da Funai, e de outras autoridades que possam resolver a nossa situação.

Não agüentamos mais tanto sofrimento." Desabafa a Cacique. O Conselho Indigenista Missionário- Equipe Itabuna, foi informada por telefone desta ação agora pela manhã, pela liderança Dilson de Jesus (Pataxó Hã-Hã-Hãe), e segundo ele, só sairão da sede da Funai em Ilhéus com a situação resolvida, Dilson ainda afirma que eles estão no aguardo de que mais lideranças indígenas cheguem durante o dia para pressionar as autoridades a resolverem situação.

Agnaldo Francisco dos Santos é índio Pataxó Hã-Hã-Hãe e ocupa o cargo desde novembro de 2005.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.