De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Senado apura invasão aérea da Venezuela em aldeias

25/09/2007

Fonte: Agência Amazonia




O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu a convocação do comandante militar da Amazônia, general Raimundo Nonato de Cerqueira Filho, para prestar informações à Comissão de Relações Exteriores a respeito da invasão do território brasileiro por parte das Forças Armadas da Venezuela.

Na semana passada, a jornalista Memélia Moreira noticiou o fato na Agência Amazônia . Segundo a informação, baseada em denúncias dos índios Ianomami, no dia oito, helicópteros e outras aeronaves do Exército da Venezuela sobrevoaram ilegalmente uma aldeia indígena em Roraima, chegando a pousar. Os índios envaram carta às autoridades brasileiras, denunciando a situação.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Heráclito Fortes (DEM-PI) aprovou a solicitação de Mozarildo e propôs a criação de uma comissão de três senadores, para, em caráter emergencial, se reunir com o ministro da Defesa Nelson Jobim, a fim de tratar da denúncia. Mozarildo deve coordenar a reunião com o ministro.

Índios Ianomami manifestaram sua preocupação, por acreditarem que os militares do país vizinho estão apoiando garimpo dentro da area indígena.

A violação do espaço aéreo, seguido do pouso do helicóptero das Forças Armadas da Venezuela ocorreu na Aldeia de Xitei e foi presenciada por representantes do Ministério Público Federal e da Diocese de Roraima que estavam em visita aos índios.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.