De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

CHEFE DO DISTRITO SANITÁRIO YANOMAMI DA FUNASA (RR) FORÇADA À DEMISSÂO POR RECUSAR ENDOSSAR CONVÊNIO IRREGULAR COM A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (FUB)

12/10/2007

Fonte: Comissão Pró-Yanomami - CCPY



Manifestamos o nosso repúdio à decisão da coordenação regional da FUNASA de Roraima de impor a demissão da Sra. Claudete Schuertz do cargo de chefe do Distrito Sanitário Yanomami (DESEI Yanomami).

Os Yanomami bem como as instituições e profissionais envolvidos nas atividades de assistência aos Yanomami reconhecem a dedicação da Sra Shuertz à saúde indígena e sua experiência em quase duas décadas de árduo trabalho na Terra Indígena Yanomami.

O único motivo para o afastamento da Sra Shuertz foi ter se recusado a compactuar com manobras locais para a renovação de um polêmico convênio da FUNASA com a Fundação Universidade de Brasília (FUB); convênio este considerado irregular tanto pelo Ministério Público Federal quanto pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Assim, pelo bem da qualidade da assistência em saúde aos Yanomami, a Sra Shuertz avaliou, de maneira correta, como todos os especialistas na questão Yanomami, que este convênio mal administrado e ineficiente poderá, se não for aplicada a decisão do TCU, trazer ainda maiores prejuízos à situação de saúde dos yanomami.

Pedimos, assim, que a FUNASA reconduza a Sra. Claudete Shuertz ao seu cargo para que o DESEI Yanomami possa voltar a contar com a sua fundamental colaboração em prol dos yanomami.

Comissão Pró-Yanomami - CCPY
HUTUKARA Associação Yanomami
URIHI Saúde Yanomami
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.