De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

BR-317 pode causar impactos ambientais indígenas do AC e sul do AM

20/06/2002

Fonte: A Tribuna-Rio Branco-AC



Representantes do governo do Estado e da União das Nações Indígenas do Acre e Sul do Amazonas (UNI) estiveram reunidos na manhã de ontem no auditório do Ministério Público Estadual para avaliar o impacto ambiental que a construção da BR-317 poderá trazer aos povos da floresta.
A pavimentação da BR-317, trecho que liga Brasiléia a Assis Brasil, atinge diretamente os Jaminawa, população indígena situada às margens do Igarapé São Pedro, a vinte quilômetros de Brasiléia. "Caso não seja cumprido o que determina a lei ambiental, ou as solicitações das comunidades indígenas, as conseqüências serão imprevisíveis", enfatiza o coordenador-geral da UNI, Francisco Avelino Apurinã.
Segundo o coordenador, se as autoridades não respeitarem o habitat natural dos índios durante a pavimentação da BR, os estragos causados ao meio ambiente serão irreversíveis. "Haverá invasões de terra, caça e pesca predatórias, além da influência direta do homem branco, que poderá enfraquecer nossa cultura", teme Francisco.
Para o antropólogo Jacó Cesar Piccoli, responsável por um estudo detalhado sobre as transformações ambientais advindas da ocupação de terras na área em que vivem os Jaminawas, a lógica desenvolvimentista do homem branco é totalmente diferente dos dinamismos próprios das sociedades indígenas. "Neste sentido, os impactos, principalmente os sócio-culturais, serão devastadores".
No estudo realizado pelo antropólogo, algumas medidas específicas foram sugeridas com o objetivo de amenizar os danos causados pela construção da BR-317, entre eles a proteção e conservação territorial, a capacitação de indígenas como agentes de vigilância e fiscalização, e várias ações de apoio à infra-estrutura produtiva.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.