De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios prendem dois funcionários da Funai em Aquidauana

12/02/2008

Autor: Ângela Kempfer

Fonte: Campo Grande News



Dois funcionários da Funai foram retidos ontem (11) por cerca de 300 indígenas das aldeias Limão Verde e Córrego Seco, em Aquidauana. O grupo ocupou a área que fica em frente a fazenda Santa Bárbara na segunda-feira, quando prenderam Reinaldo Lopes, chefe do posto da aldeia Limão Verde e Ricardo Araújo, Chefe do Serviço de Patrimonio e Meio Ambiente.

Os índios resolveram impedir a saída dos dois como forma de negociar a desapropriação da área, já definida pela União em fevereiro de 2003. O impasse existe porque o proprietário da fazenda se nega a receber o valor da indenização e ingressou com interdito proibitório para impedir que a área de 392 hectares passe a integrar a reserva indígena.

Os dois servidores foram até Aquidauana para discutir a situação ontem, no final da tarde, e acabaram retidos pelos índios.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.