De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Yanomami diz que comissão faz imposição

16/02/2008

Autor: PAULO WALTER

Fonte: Folha de Boa Vista




Os índios da reserva yanomami, que na quinta-feira receberam a visita da Comissão Especial da Câmara Federal que analisa o projeto de mineração nos estados brasileiros, disseram que os membros que compõem a comitiva chegam impondo as condições, ao invés de discutir com calma as questões.

A informação foi repassada pelo tesoureiro da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Dário Vitório Kopenawa, e pelo representante do povo Yekuana, Raul Luiz Yacashi Rocha, que acompanharam a comissão nas visitas que fizeram às regiões de Surucucu e Auaris. Segundo os indígenas, a comitiva chegou às localidades propondo benefícios que a mineração trará, sem ao menos se preocupar com todas as questões que envolvem a temática.

"Eles chegaram dizendo que nosso povo iria receber muitas coisas boas e que nós tínhamos que aceitar o projeto do governo. Não perguntaram se somos a favor ou não da implantação da mineração", disse Dário. Conforme os representantes yanomami, o tempo de duração da visita, de aproximadamente 1h30, é muito curto para relatar o projeto e ouvir as questões envolvidas.

Segundo os dirigentes da HAY, é necessário se levar em conta questões como desmatamento, transmissão de doenças, poluição, prostituição, criação de vilas dentro da reserva, dentre outros problemas, que surgirão com a livre mineração. "Se o governo autorizar a mineração, nosso povo vai morrer. Não temos condições para suportar o garimpo com todo o mal que vem junto com ele", disse o líder indígena.

Os índios esperam por providências imediatas para se chegar a um consenso com relação ao assunto. Os yanomami querem que de imediato o governo expulse de suas terras cerca de mil garimpeiros que exploram clandestinamente os minerais que lá existem.

A HAY, com sede em Boa Vista, enviou nota à Folha informando que é contra o projeto de mineração que está sendo discutido em audiência pública. "O projeto levará a morte aos yanomami, como aconteceu nos anos 80 e 90 com os garimpeiros dentro da terra indígena", diz a nota.

A entidade lembrou que os professores yanomami reunidos no VIII Curso de Formação realizado em Auaris, em junho do ano passado, discutiram a proposta do Governo Federal sobre a abertura de todas as terras indígenas para a exploração das mineradoras.

No documento, eles pedem que os índios devem ser consultados, mas de antemão avisam que são contra: "Se esse projeto for aprovado, trará muitos problemas para todas as terras indígenas do Brasil".

A Comissão da Câmara Federal que analisa as áreas de minerações no Brasil é composta pelos deputados Édio Lopes (presidente), Bel Mesquita (vice-presidente), Eduardo Valverde (relator), Perpétua Almeida, João Almeida e Márcio Junqueira (membros).
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.