De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Prefeitura embarga construção de rádio

24/08/2002

Fonte: Correio do Estado-Campo Grande-MS



A construção de rádio comunitária na Comunidade Marçal de Souza foi embargada ontem por estar sendo executada sem licença da Comissão de Áreas Públicas da prefeitura. O presidente da associação de moradores da região, Calixto Francelino, disse que vai denunciar a administração municipal na Justiça por acreditar estar sendo alvo de discriminação.
Ontem de manhã, fiscais da Semur estiveram no local para paralisar as obras, o que não foi feito. À tarde, a equipe voltou ao local e recolheu ferramentas e material de construção, interrompendo os trabalhos.
A rádio para os indígenas é um projeto iniciado em 2000, em parceria das Universidades Federais de Mato Grosso do Sul, de Goiás e Unesco. Enquanto não existe estrutura física, os equipamentos estão guardados na UFMS.
O presidente da associação, Calixto Francelino, disse que a obra da rádio, orçada em R$ 12 mil, estava sendo feita com auxílio do Idaterra e que para ele não havia necessidade de solicitar permissão à prefeitura, pois "a Comunidade Marçal de Souza pertence aos índios e à Funai".
O secretário municipal de Controle Ambiental e Urbanístico (Semur), José Marcos da Fonseca, explicou que o embargo foi necessário porque é uma obra privada executada em área pública, e que precisaria do aval da Comissão de Áreas Públicas (CAP) - formada pela Semur, Planurb, Emha e Procuradoria Jurídica.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.