De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai atrasa mapeamento de terra bororo

19/09/2002

Autor: Najla Passos

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



O Ministério Público Federal (MPF) quer saber por que a Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda não iniciou o trabalho de mapeamento da área indígena Jarudore, que deveria abrigar índios da etnia bororo. Uma fonte ligada ao órgão garante, inclusive, que, se a Funai não apresentar uma boa justificativa para o atraso, em um prazo máximo de 24 horas poderá responder A inquérito civil público.

A medida atende à denúncia encaminhada ao órgão pela liderança bororo Agnaldo TimÓteo Comaecureu, em 9 de setembro, que relata o atraso no início dos trabalhos de campo do grupo de antropólogos que deveriam ter sido contratados pela Funai. No documento, Comaecureu relembra que a reserva está totalmente invadida por terceiros.

No ano passado, o MPF instaurou processo de reintegração de posse em favor dos índios. Entretanto, solicitou à Funai que realizasse o levantamento antropológico da área para nortear as decisões. "Não podemos retirar o município de dentro da reserva, mas também não poderemos deixar os índios sem uma área demarcada", afirma uma fonte.

A Funai, entretanto, ainda não cumpriu o combinado. No último dia 9, o procurador-geral da República, Pedro Taques, encaminhou ofício ao órgão cobrando explicações imediatas. A resposta chegou com uma semana de atraso. E é insuficiente: diz apenas que o edital para contratação dos antropólogos já foi publicado.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.