De Pueblos Indígenas en Brasil
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Povo Kaiapó conclui curso preparatório para exames supletivos
01/04/2009
Autor: Cora Coralina
Fonte: Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=42260
Depois de anos de lutas, reivindicações e conferências, os povos indígenas do estado do Pará comemoraram na terça-feira (31), mais uma conquista: a conclusão do curso preparatório para aplicação de exames supletivos e especiais para indígenas do povo Kaiapó, fruto da Resolução 541/08, aprovada pelo Conselho Estadual de Educação. O curso foi realizado no Complexo do Parque dos Igarapés, em Icoaraci, distrito de Belém.
O mesmo curso acontecerá ao longo deste ano em outros municípios - Altamira, Belém, Jacareacanga, Santarém, Marabá, São Felix do Xingu, Oriximiná e Tumucumaque - com objetivo de preparar a equipe de profissionais que trabalham a educação indígena em todo o estado de forma multiplicadora.
A resolução contempla exames supletivos em nível de conclusão de ensino fundamental para comunidades indígenas. Podem participar do exame supletivo aqueles que estudaram nas aldeias até a 4ª série do ensino fundamental e apresentaram potencial para o aproveitamento do estudo; quem estudou nas próprias aldeias em escolas missionárias, sem qualquer comprovante de escolaridade; ou aqueles que iniciaram os estudos em escolas urbanas e não possuem documentação de vida escolar.
O mesmo curso acontecerá ao longo deste ano em outros municípios - Altamira, Belém, Jacareacanga, Santarém, Marabá, São Felix do Xingu, Oriximiná e Tumucumaque - com objetivo de preparar a equipe de profissionais que trabalham a educação indígena em todo o estado de forma multiplicadora.
A resolução contempla exames supletivos em nível de conclusão de ensino fundamental para comunidades indígenas. Podem participar do exame supletivo aqueles que estudaram nas aldeias até a 4ª série do ensino fundamental e apresentaram potencial para o aproveitamento do estudo; quem estudou nas próprias aldeias em escolas missionárias, sem qualquer comprovante de escolaridade; ou aqueles que iniciaram os estudos em escolas urbanas e não possuem documentação de vida escolar.
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