De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MINISTRA MARINA SILVA TAMBÉM RECEBERÁ DENÚNCIA DA MATANÇA DE ÍNDIOS PATROCINADA PELA PCH DA FAMÍLIA CASSOL

13/03/2003

Fonte: Rondoniagora-Porto Velho-RO



A Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Conselho Missionário Indigenista (CIMI), ONGs de proteção à fauna e flora, estarão encaminhando documentos e pedindo audiência com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre a matança de índios e degradação ambiental na reserva dos Tupari, cuja destruição começou com a instalação e funcionamento da PCH do Rio Branco, cuja propriedade é da família do governador Ivo Narciso Cassol (PSDB). O problema é grave e os índios estão morrendo à míngua e sem condições de tirar o sustento porque as principais áreas agricultáveis foram inundadas e durante o período da estiagem é impossível a navegação pelo rio, a única via de ligação dos silvícolas com o restante da região de Santa Luzia e Alta Floresta do Oeste. Segundo denunciam indígenas e produtores, o próprio pai do governador e funcionário da SEDUC, Reditário Cassol faz ameaças no local.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.