De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Pontos de Cultura promovem capacitação digital para indígenas

21/12/2009

Fonte: Funai - www.funai.gov.br




A parceria entre a Funai e a Associação de Cultura e Meio Ambiente (ACMA), firmada com vistas à implantação de Pontos de Cultura Indígena (PCI's) promoveu, até o final de 2009, a alfabetização digital de cerca de 70 indígenas, que ainda serão capacitados em oficinas de formação audiovisual, a serem realizadas em janeiro e fevereiro de 2010. As atividades estão inclusas na primeira etapa do acordo de cooperação firmado com o Ministério da Cultura, que prevê a criação de 150 PCI's no país, até o final do próximo ano.

Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima são os cinco estados beneficiados com a adequação de espaços físicos, equipados com placas de energia solar, computadores, ilhas de edição, filmadoras e câmeras fotográficas digitais, e conectados à internet em alta velocidade, via satélite. A implantação dos Pontos de Cultura pretende beneficiar as comunidades indígenas, potencializando atividades e valorizando a diversidade e identidade cultural de cada uma delas, integrando-os à Rede Povos da Floresta.

Virginia Gandres, coordenadora de campo na implantação dos PCI's, explica que a rede surgiu em 2003, a partir da iniciativa de lideranças indígenas, como Ailton Krenak e David Yanomami, reunindo comunidades tradicionais e indígenas, na busca por um mesmo ideal de preservação do ambiente, de suas culturas tradicionais e de seus territórios originais. "Esse mosaico de diversidade tão rico e tão valioso gera o nosso diferencial. Estamos gerando um patrimônio que não é só da Rede Povos da Floresta, não é só da Funai, nem do Ministério da Cultura, nem da Acma: é um patrimônio brasileiro", define a coordenadora.

Em reunião realizada na quinta-feira (17), no espaço Tom Jobim, com sede no Jardim Botânico do Rio de Janeiro/RJ, o Presidente da Funai, Márcio Meira, avaliou positivamente a implantação dos primeiros 30 PCI's. "Essa experiência pode dar muitos frutos para o surgimento de novos Pontos de Cultura, inclusive integrando esses com as iniciativas já existentes de outros projetos de valorização, promoção e salvaguarda da cultura dos povos indígenas no Brasil", resumiu Meira.

Metodologia diferenciada

Para mobilizar, apresentar e validar a iniciativa dos PCI's junto às lideranças indígenas, foram realizadas Rodas de Conversa com todos os envolvidos no projeto. Essas rodas aconteceram durante os meses de maio e junho em três pontos estratégicos: Comissão Pró Índio, em Rio Branco/AC; Centro Yorenka Ãtame, localizado na região do Alto-Juruá, no município de Marechal Thaumaturgo/AC, e Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), em São Gabriel da Cachoeira/AM.
Em seguida foram realizados cursos de formação em práticas digitais, nos quais os alunos escolhidos por suas comunidades receberam instruções para pensar no resgate da cultura do seu povo e no que gostariam de registrar. A montagem de placas solares e instalação de computadores tiveram início no mês de outubro, com equipes de campo nas comunidades das etnias Tukano, Yanomami, Yawanawá, Kaxinawá, Suruí, Jaboti, Jaminawa, Kontanawa, Katukina, Poyanawa, Marubo e Nukini.

A próxima fase do projeto será a de inclusão digital e audiovisual, que será realizada com a parceria da organização Vídeos nas Aldeias, com a coordenação de Vicent Carelli. Para finalizar, será realizada a socialização dos produtos culturais com a participação de todos os envolvidos, além da realização de encontros entre os responsáveis pelos Pontos de Cultura com o objetivo de solidificar uma rede social indígena de forma articulada. Para a implantação dos demais 120 Pontos de Cultura Indígena, a ACMA será convocada para capacitação de novos parceiros.


www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2009/dezembro/un2009_08.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source