De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai diz que índios foram expulsos de suas terras

17/04/2003

Fonte: Correio do Estado-Campo Grande-MS



O relatório da Funai feito pela antropóloga Themis Quezada, que está em fase de conclusão, cita que o grupo indígena liderado pelo cacique assassinado Marcos Veron é "o mesmo que em 1953 foi constrangido a deixar a Aldeia Taquara e embarcar de caminhão com seus pertences. Conforme consta, foi um ato irregular de desocupação da área, hoje denominada Fazenda Brasília do Sul, a mando da chefia da 5ª Inspetoria Regional do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), vinculado ao então Ministério da Agricultura".
Segundo o documento, "a ordem visava atender a um pedido da Companhia Mate Laranjeira S.A., feito em carta datada de 28 de janeiro de 1953, a qual se apresentava como proprietária da referida área".
Nos documentos da época encontrados pela antropóloga, é citado que os índios tinham plantações e habitavam aquelas terras pelo menos desde 1930. Mas o que mais chamou a atenção da antropóloga foram documentos encontrados de 1927 onde o SPI advertia a Mate Laranjeira sobre abusos praticado contra índios que formavam um grande número dentro das matas daquela área.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.