De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Morte e internação de crianças indígenas preocupam deputados

25/02/2010

Fonte: Assembleia Legislativa MG - http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_781247.asp



Os deputados da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vão visitar a aldeia indígena maxacali em Bertópolis (Vale do Mucuri), para verificar as condições de saúde e saneamento em que vive a população local. Requerimento nesse sentido, do deputado André Quintão (PT), foi aprovado na reunião desta quinta-feira (25/2/10). A data da visita ainda será marcada.

Na justificativa para o requerimento, André Quintão informa que cinco crianças da aldeia morreram e mais de 80 foram internadas desde o início deste ano. O motivo é um surto de diarréia. O deputado acrescenta que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deu a situação por controlada, mas demonstra preocupação com o atendimento aos índios em hospitais da região e com a falta de medicamentos e saneamento básico na aldeia. Um dos objetivos da visita é dar início a uma ação permanente de promoção da saúde indígena no Estado.

O deputado João Leite (PSDB) elogiou a iniciativa do colega e destacou a importância da visita. Ele lembrou que a nação maxacali, que já foi uma das maiores do Estado, conta hoje com pouco mais de 600 pessoas.

A Comissão de Participação Popular aprovou outro requerimento de André Quintão, para que seja realizada audiência pública com o tema "Desenvolvimento Sustentável e Autonomia dos Povos", como parte da programação do Abril Indígena, em Minas Gerais.

Presenças - Deputados André Quintão (PT), presidente; Carlin Moura (PCdoB) e João Leite (PSDB).
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.