De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funasa nega abandono de aldeias indígenas em Minas

11/03/2010

Fonte: Abril.com - http://migre.me/nNyI



A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) emitiu nota nesta quinta-feira para prestar esclarecimentos sobre a situação dos índios maxakali, de Minas Gerais. Despacho da Agência Estado da última quarta-feira noticiava alerta do Ministério Público Federal sobre a situação de abandono daquela tribo indígena.

A assessoria da Funasa diz que o coordenador Regional do órgão em Minas Gerais, Ronaldo Cerqueira Lima, se reuniu no MPF de Governador Valadares para discutir sobre o andamento da situação dos indígenas.

Segundo a Agência Estado, o MPF realizou inspeção em aldeias maxacalis no Vale do Mucuri e constatou uma situação de abandono e miséria nas comunidades indígenas localizadas nos municípios de Bertópolis, Santa Helena de Minas, Pavão e Machacalis, que concentram cerca de 1,5 mil pessoas. Um relatório apontou que os maxacalis convivem com o alcoolismo e péssimas condições de saneamento. A visita foi feita após a morte de quatro crianças da etnia durante um surto de diarréia aguda.

Sobre o surto de Doença Diarréica Aguda (DDA) entre os indígenas, a Funasa diz ter tomado todas as medidas que estavam ao seu alcance para evitar a ocorrência de novos óbitos, enviando profissionais da área de saúde para atuar em conjunto com os hospitais e laboratórios da região, caminhão-pipa para abastecimento suplementar emergencial de água potável, limpeza e desinfecção de reservatórios e redes de distribuição de água e disponibilização gradativa de 600 cestas básicas.

A Funasa, diz a nota do órgão, informa que 70 módulos sanitários foram adquiridos e serão distribuídos nas aldeias, faltando definição dos locais de instalação. A entidade diz que negocia uma parceria de cooperação técnica para execução de um sistema de abastecimento de água (captação, tratamento e distribuição) para todas as aldeias Maxakali.

A Funasa informa que solicitou junto ao Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Funasa (Densp) a liberação de R$ 2 milhões pra aquisição de novos módulos sanitários, o que seria o suficiente para atender 100% das necessidades de todas as etnias indígenas em Minas. O prazo previsto para as ações é de oito meses a um ano.

Segundo a Funasa, as prefeituras municipais de Bertópolis e Santa Helena de Minas se comprometeram a fazer a retirada de lixo nas aldeias Vila Nova, Cachoeira e Água Boa sendo que o órgão, por meio da Core/MG, fará gestão junto a esses municípios para que os serviços sejam implantados imediatamente.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.