De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Triagem revela impostores

20/03/2010

Autor: Tayana Martins

Fonte: A Crítica (AM) - http://www.acritica.com.br




Dos 79 indígenas retirados de um terreno particular entre o Campos Sales e Parque São Pedro, na Zona Norte de Manaus, e abrigados em um prédio na rua Bernardo Ramos, Centro, 11 não foram reconhecidos como indígenas na triagem feita pela Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Seind). De acordo com o secretário Jecinaldo Sataré, durante a triagem, foi aplicado um questionário e essas 11 pessoas não souberam responder de qual comunidade indígena faziam parte e outras informações sobre a localização da comunidade e nomes de lideranças indígenas.

Sateré informou que irá conversar com essas 11 pessoas e solicitar que elas se retirem do abrigo. "Iremos ver de que forma essas pessoas poderão receber assistência de outras secretarias do Estado", disse.

A Seind detectou, durante a triagem, concluída na última quinta-feira, que 12 indígenas possuem o Registro Administrativo de Nascimento de Índio (RANI) e outros 31 não têm o documento, mas apresentaram informações sobre as comunidades indígenas onde viviam. A Fundação Nacional do Índio (Funai) deve iniciar, nesta segunda-feira, uma pesquisa com essas pessoas para verificar se as informações são verdadeiras. "Dentro dos próximos 20 dias deveremos definir qual será o programa de moradia dos indígenas", apontou o secretário.

O cacique Sebastião Cocama, representante do grupo de indígenas, não concorda com a saída das 11 pessoas e afirmou que muitos indígenas não conseguiram tirar o registro por questões burocráticas. "Eu conheço meu povo e não é um pedaço de papel que vai determinar a origem deles, vamos conversar com representantes da Funai e Seind para resolver a situação deles", disse.

Local apertado

No início deste mês os indígenas foram retirados do terreno invadido e foram levados para um prédio de dois andares alugado pela Seind. A secretaria também está fornecendo alimentação a eles. Ontem, os indígenas reclamaram que o local onde eles estão é apertado e afirmaram que gostariam que a definição do governo sobre o programa de moradia saísse mais rápido. "Estamos felizes com o apoio que estamos recebendo, mas precisamos de uma definição. Temos muitas crianças vivendo nesse local apertado", relatou o cacique.

De acordo com o representante, os índios conseguiram doações de malhadeiras e estão pescando para complementar a alimentação das famílias. "Só queremos saber para onde iremos definitivamente, não podemos ficar muito tempo assim", afirmou Cocama.

http://www.acritica.com.br/content/not-detail_busca.asp?materia_id=157904&ed=3070&dt=20/03/2010
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.