De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

CARTA DOS AGENTES YANOMAMI DE SAÚDE AO MINISTRO

11/06/2003

Fonte: CCPY-Boletim Yanomami no. 38-Boa Vista-RR



Boa Vista, 11 de junho de 2003

Exmo. Sr.

Sim, Senhor Ministro da Justiça, enquanto 'grande homem' (liderança), escute a voz dos Yanomami.É assim que nós pensamos.
Se o Senhor, 'homem importante', escrever para a demarcação da Raposa/Serra do Sol, nós, Yanomami, estaremos felizes. De fato, nós queremos ajudar os parentes que moram nesta terra e por isto escrevemos estas palavras.
Os Macuxi há muito tempo pediram esta demarcação, mas ela não aconteceu. Por isso, hoje, nós, Yanomami, queremos dar nosso apoio a eles.
Assim sendo, Senhor Ministro da Justiça, faça realmente esta demarcação agora e não nos engane! Há muito tempo os brancos nos enganaram com isto, e não queremos mais ser enganados.
Sim, Senhor Ministro da Justiça, temos outra coisa a dizer, porque quando chegamos à cidade ouvimos uma notícia, uma notícia ruim e por isso queremos clarear as coisas. Os políticos de Roraima falaram mal das ONGs e nós, todos os Yanomami, ficamos preocupados. Por isso, Senhor Ministro, queremos que o Senhor fique ciente: estas ONGs trabalham muito bem; assim, no começo, a malária era muito grande entre nós e as ONGs a reduziram muito agora. Por isso, quando os políticos de Roraima falam estas coisas, por favor, não escute as palavras deles. Sim, nós contamos as coisas para o Senhor da maneira como nós, Yanomami, pensamos, para que agora elas fiquem claras para o Senhor. Por isso, não escute só os políticos daqui, escute também a palavras dos indígenas. Se o Senhor fizer isto, vai ser realmente muito bom.
Sim, é isto que nós, Yanomami, queríamos dizer ao Senhor, por isto escrevemos estas palavras.
Nós, verdadeiros Yanomami que fizemos esta escrita, colocamos nossos nomes aqui.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.