De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Governo construirá 17 escolas de ensino médio em aldeias indígenas

14/05/2010

Autor: Rita Martins

Fonte: Agência de Notícias do Pará - http://www.agenciapara.com.br/



Foi assinado na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o contrato de construção de 17 escolas de Ensino Médio em aldeias indígenas do Pará. A solenidade contou com a presença de representantes das etnias Wai-wai, Tembé, Kyikatêjê, Suruí, Assurini, Sai cinza, Kwanamari, Frasqueira, Cajueiro, Acará-miri, Inajá e Turé-mariquita I e II, além de empresários das construtoras responsáveis pelas obras.

O objetivo é proporcionar a valorização da qualidade do ensino nas aldeias, respeitando a cultura de cada reserva indígena. A previsão é que até julho metade das obras esteja construída.

"Nenhum outro governo priorizou tanto a educação indígena como os governos de Ana Júlia e do presidente Lula. Há bastante tempo acompanho, por meio das lutas sociais, das lutas das tribos indígenas por uma educação de qualidade. É importante que cada indígena tenha essa chance de concluír o Ensino Médio, visto que há tempos essas tribos só tinham dentro das suas aldeias o Ensino Fundamental incompleto, estudavam até a 4ª série", frisou o secretário adjunto de Gestão, Alberto Leão.

"Hoje é um dia de somarmos esforços para buscar melhorias para as aldeias, porque as comunidades indígenas já vislumbram esse diferencial", finalizou Alberto Leão. A coordenadora de Educação Indígena da Seduc, Puyr Tembé, disse que essa é uma vitória das etnias que há tempos vêm lutando por mais educação em suas aldeias.

Para o cacique Aldo Wai-wai, o governo do Estado demonstra atenção e respeito pelos povos indígenas. "Estamos muito contentes com a construção das escolas. A educação é muito importante para nossos filhos e netos, que futuramente vão poder prestar vestibular", declarou.

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=63101
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source