De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Cid e anacés se reúnem em Caucaia

30/06/2010

Autor: Diego Lage

Fonte: O Povo (CE) - http://publica.hom.opovo.com.br/




O impasse entre o povo indígena Anacé e o Governo do Estado sobre as terras do Complexo Industrial e Portuário do Pecém tem um capítulo decisivo marcado para a próxima segunda-feira. O governador Cid Gomes e o prefeito de Caucaia, Washington Gois, devem se reunir às 15 horas, na Prefeitura de Caucaia, com líderes da comunidade a fim de resolver pendências relacionadas às áreas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e da refinaria Premium II.

O Palácio Iracema, ontem, confirmou a reunião. "Espero que a gente possa entrar em um entendimento. Estamos muito próximos disso", comentou o governador, na manhã de ontem, em meio à solenidade de entrega do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI).

O líder anacé Jonas Alves Gomes, o "Cacique Jonas", confirmou ao O POVO que as partes estão próximas de um acordo. "A maioria dos índios achou boa a proposta do governador", disse, sobre a proposta formulada na reunião mais recente, no último dia 17.

Jonas explicou que a etnia abriria mão de cerca de mil hectares na região. Em troca o povo indígena deve solicitar melhorias. "Vamos cobrar aquelas coisas de benefício", resumiu o líder. "Precisamos de uma educação, uma saúde diferenciada", disse.

O líder indígena falou ainda em pontos como melhorias nos setores de habitação da comunidade e de saneamento, também em referência às cobranças que o Governo do Estado deve receber na reunião marcada para a próxima segunda-feira.

Terras da União
Já o Ministério Público Federal (MPF) quer mais detalhes sobre os contatos entre Estado e anacés e preferiu não usar o termo "negociação". O órgão disse que hoje um antropólogo do MPF deve procurar os anacés para ter informações sobre o processo envolvendo o Pecém.

O MPF destaca que as terras são da União. Em 2008 o órgão recomendou ao Estado a suspensão de atividades no processo de desapropriações no Pecém para instalação da CSP e da refinaria.

"A previsão inicial de conclusão da segunda fase (da refinaria) era 2016, mas agora acho que passa pra 2017. Claro que isso é um atraso, mas já que já estamos esperando há 40 anos, se for só esse anozinho (sic) que vai atrasar será muito pouco, diante do benefício que a vinda de uma refinaria vai trazer para o nosso Estado", contemporizou Cid.

EMAIS

O governador Cid Gomes (PSB) falou sobre o impasse em torno das terras no Pecém ontem, em solenidade no Campus do Pici.

Cid classificou a comunidade como "populações que se autodenominam indígenas" e admitiu que "há uma coincidência parcial de áreas" em relação à refinaria e à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

O POVO tentou ontem contato com a Petrobras, mas a assessoria de imprensa no Rio de Janeiro repassou à demanda para a assessoria da estatal no Ceará.. A reportagem, no entanto, não obteve contato.

Até a manhã de ontem, na solenidade do campus do Pici, o governador previa a reunião com os anacés, mas não confirmava. Já na tarde de ontem a assessoria do Palácio Iracema. O local é o mesmo da reunião anterior, promovida em 16 de junho: o gabinete do prefeito de Caucaia, Washington Gois, na rua Engenheiro João Alfredo, no Centro de Caucaia.

http://publica.hom.opovo.com.br/page,270,96.html?i=2015398
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.