De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Estado tem 60 dias para instalar escola indígena em São Valério do Sul

07/08/2010

Autor: Leila Endruweit

Fonte: Zero Hora - http://zerohora.clicrbs.com.br



Prédios estão concluídos desde 2004 mas nunca foram utilizados

O governo do Estado tem 60 dias para colocar em funcionamento a Escola de Formação de Professores Indígenas Kaigang Bilíngues, na Terra Indígena Inhacorá, em São Valério do Sul, no Noroeste.

A decisão é da Justiça Federal em Santo Ângelo, que acatou pedido do Ministério Público Federal. A escola foi concluída em 2004 e nunca entrou em funcionamento. Os móveis e outros equipamentos adquiridos estão guardados em uma igreja da comunidade.

O juiz federal substituto, Lademiro Dors Filho, considerou que o Estado deve agir de forma eficiente, para evitar o desperdício de verbas públicas. Além de viabilizar o funcionamento da instituição, o governo deverá apresentar um cronograma de cursos que atendam as necessidades da comunidade indígena.

Segundo a coordenadora da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Janete Inês Vivian, o edital de licitação para a reforma dos três prédios, orçada em cerca de R$ 84 mil, foi aberto ontem, e encontra-se na Coordenadoria Regional de Obras de Três Passos. Na próxima sexta-feira deve ser conhecida a empresa que irá realizar as obras.

- Paralelo a isso estaremos discutindo um cronograma de cursos, junto com a prefeitura de São Valério do Sul, a Funai e as lideranças indígenas da reserva - explica Janete.

A comunidade chama o local de "elefante branco", pelo problema que se tornou. Construído distante da aldeia, o local é de difícil acesso e é necessário um desvio de 8km por fora da terra indígena para chegar aos prédios.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2998171.xml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.