De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ypo'i - uma comunidade Guarani cercada e ameaçada por jagunços

26/08/2010

Autor: Egon Heck

Fonte: Cimi - www.cimi.org.br



Cansados de esperar informações sobre a localização do corpo de Rolindo Vera e vendo os assassinos de Genivaldo circulando livremente na região, a comunidade de Ypo'i decidiu, no dia 17 deste mês, retornar a seu tekohá tradicional. Dali foram violentamente expulsos dia 31 de outubro de 2009, tendo sido várias pessoas feridas e os professores Rolindo e Jenivaldo assassinados. A área fica no município de Paranhos, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai.

Desde que retornou a sua terra tradicional, a comunidade foi cercada por pistoleiros a mando de fazendeiros, e vive sob forte tensão e ameaças. Sem poder se locomover e providenciar alimentos, estão passando fome. Ontem conseguiram se comunicar e pedir socorro, pois as 200 pessoas que ali estão já estavam há dois dias sem comer.

Pedem ao governo brasileiro, e a seus amigos do mundo inteiro que se lhes garanta a vida e o direito de viverem em paz em suas terras. Há três dias entregaram pessoalmente ao presidente Lula, quando ele esteve em , um documento em que explicavam por que tinham voltado à sua terra para procurar o corpo de Rolindo e nela viver.

A Fundação Nacional do Índio (Funai), que já esteve no local, afirma não ter mais condições de ali chegar e prestar socorro aos índios, pois também se sentem ameaçados pelos pistoleiros. O Ministério Público Federal (MPF) busca estabelecer um diálogo para que não aconteça nova tragédia, porém não teve êxito até o momento. Só o apoio e solidariedade nacional e internacional poderão garantir a vida e a paz da comunidade.

http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4917&eid=352
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.