De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios interditam a sede da Funasa de Parintins

24/11/2010

Fonte: A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/



Cerca de 20 índios das etnias hexkarina e sateré- mawé permanecem nas dependências da sede da Funasa.

Os índios que invadiram a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Parintins, cerca de 325 km de Manaus, informaram que a partir desta quarta-feira (24) o local permanecerá interditado para entrada de funcionários.

Cerca de 20 índios das etnias hexkarina e sateré- mawé permanecem nas dependências da sede da Funasa. As representações indígenas enviarão ainda nesta quarta-feira um relatório para a Funsa, em Brasília, informando a situação precária do município.

O grupo reclama da precariedade no serviço
de saúde nas aldeias, falta de medicamentos e do atraso de quatro meses de pagamento de salários dos agentes de saúde indígena. Além disso, ele pedem a saída imediata do coordenador do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (Dsei), recém transformado em Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Salomão Marialva e do presidente do Conselho Distrital Saúde Indígena ( Condisi), Nilton Macaxi.

De acordo com os indígenas a Casa de Saúde Indígena (Casai) necessita de reforma para melhor atender os doentes que chegam das aldeias, porque há meses o local está abandonado.

A sede da Funasa fica localizada na Avenida Nações Unidas, no Centro de Parintins. O local foi invadido, de maneira pacífica nesta terça-feira (23). Os indígenas garantem que a manifestação só irá encerrar quando as reivindicações foram atendidas. A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria da Funasa, mas não obteve sucesso.

* Com informações de Jonas Santos

http://acritica.uol.com.br/manaus/Indios-interditam-sede-Funasa-Parintins_0_377962261.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.