De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

MTV divulga grupo de rap formado por indígenas

28/04/2010

Autor: Karina Miranda

Fonte: Ministério da Cultura - http://www.cultura.gov.br/




rede MTV. O CD do grupo musical da etnia Guarani Kaiowá, de Dourados/MS, foi gravado depois que os jovens, membros do grupo, participaram de uma oficina de Rap realizada em 2009, na aldeia Jaguapirú Bororó, onde vivem.

A oficina é um projeto do Ponto de Cultura Todas as Idades, realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura (IDAC), que promove nas aldeias os pontos de Literatura, de Tecelagem Indígena e de Hip-Hop.

A MTV está divulgando o disco no Blog Coletivo, especializado em Hip Hop. A gravação do CD Demo do grupo, cantado na língua falada pela etnia, é um projeto experimental e visa dar voz aos anseios e luta dos povos indígenas. Por meio do Rap, os jovens buscam retratar a realidade vivida pelas comunidades indígenas e divulgar sua cultura. O endereço eletrônico do blog da MTV é : http://mtv.uol.com.br/coletivo/blog

Brô MC's participam do evento AVA Marandu - Os Guarani Convidam

O grupo de Hip Hop Brô MC's é uma das atrações que se apresentam no evento AVA Marandu - Os Guarani Convidam, que acontece de 11 a 15 de maio, em Campo Grande/MS. Na agenda de programação do grupo se destaca a abertura da apresentação do cantor Milton Nascimento, no show de encerramento Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani, no sábado, dia 1, na Praça do Rádio Clube.

Confira a programação completa no sítio do evento em: pontaodeculturaguaicuru.org.br/avamarandu


http://www.cultura.gov.br/site/2010/04/28/culturas-indigenas-11/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.