De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Contato com cada grupo pode levar meses ou anos

30/11/2003

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



O grupo mais recente a ser contatado pelo departamento de Índios Isolados da Funai foi o Korubo, que vive na fronteira do Brasil com o Peru, no Amazonas. O processo teria sido rápido, quatro meses, se comparado com outros que chegam a levar mais de 10 anos, como o dos Arara, do Pará, conta Sidney Possuelo.

"Eles tiveram problemas em acompanhar um grupo maior, estimado em 300 pessoas e se perderam. Quando os encontramos eram 22. O contato geralmente é da forma clássica, descrita na literatura brasileira. Mas nós nos aproximamos de onde eles acampavam e ficamos ali dois dias cantando. E eles vieram até nós", contou o indigenista.

Dez meses após o primeiro encontro, os índios teriam atraído o grupo de Possuelo para uma das margens do rio Itaquai, e um dos membros foi morto a pauladas de bordunas. "Isso foi há 10 anos e até hoje não sei porque aconteceu. Eles nos atacaram depois que já tínhamos um contato. Antes disso eles já tinham matado muita gente da região, madeireiros, ribeirinhos etc. Estavam acuados e entravam em conflito", conta o coordenador.

Possuelo lembra que depois que levou médicos para examinar o grupo identificou que muitos tinham balas no corpo, de tiros que haviam levado. "Essa era a visão que eles tinham dos brancos, homens que atacam, que matam. Não tinham boas referências sobre nós e nem nos distinguiam dos outros".
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.