De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Exoneração de cacique revolta kaiapós em MT

30/11/2011

Autor: Fátima Lessa

Fonte: Estadão - http://www.estadao.com.br/



Índios pressionam pelo retorno do cacique kaiapó Megaron Txucarramãe à coordenação regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Colíder (MT), exigem a revogação de portaria e ameaçam protestar em Brasília caso não sejam atendidos. Os kaiapós ocupam a sede do órgão naquele município e exigem a saída "imediata" do coordenador substituto do cacique, Sebastião Martins. Os trabalhos na sede estão paralisados. A ação foi pacífica e não houve feridos.

"Eles entraram e pediram para que eu saísse", disse Martins. Raoni também participou do ato de retirada do substituto. Os kaiapós querem a revogação da portaria de exoneração do cacique publicada em 28 de outubro. Megaron é sobrinho do cacique Raoni, um dos mais influentes das comunidades indígenas do País. Por telefone, os kaiapós disseram que "até agora a Funai de Brasília não se manifestou".

Em nota, as lideranças indígenas dizem que querem e pedem que "Megaron Txucarramãe continue à frente do cargo de Coordenador Regional de Colider-MT por entender que ele é a pessoa mais apropriada para defender e lutar por nossos interesses e direitos, como sempre vem realizando, sem medir nenhum esforço para realização dessas ações".



http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,exoneracao-de-cacique-revolta-kaiapos-em-mt,805036,0.htm
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.