De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Líder Yanomami é destaque em revista nacional

30/07/2012

Fonte: Folha de Boa Vista, Política, p. 4.



Documentos anexos


Líder Yanomami é destaque em revista nacional

A Hutukara Associação Yanomami (HAY) realizou na noite de sábado, 28, o lançamento da Revista Trip, edição de julho deste ano, que 'tem como matéria de capa uma entrevista especial com o líder do povo Yanomami, Davi Kopenawa. O evento ocorreu no espaço do Centro Multicultural da Orla Taumanan, no Centro da Capital, e contou com a presença de entidades parceiras com o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e, ainda, Instituto Sócio Ambiental (ISA) e Fundação Nacional do Índio (Funai).
"O índio que apita: Pouco conhecido em seu próprio país, Davi Kopenawa Yanomami é a mais respeitada liderança indígena brasileira. Já foi premiado pela ONU, garantiu um território maior que Portugal para seu povo e tem biografia best-seller em francês. Em sua maior entrevista já publicada, fruto de dois dias de conversa, Davi fala da vida, da natureza e da falta de esperança no futuro". Este é o texto que introduz a entrevista em um espaço privilegiado de doze páginas da revista.
São mais de 40 perguntas onde o repórter Lino Bocchini teve a oportunidade de abordar diversos assuntos da vida na floresta, entre eles, os principais conflitos que impedem a efetivação dos direitos constituídos dos povos indígenas e ainda os destaques para as perspectivas de futuro.
Para o líder yanomamiense foi mais um espaço para fortalecer a história e a luta dos povos indígenas não só de Roraima, mas de todo o Brasil.
"Eu conversei com a reportagem da Trip, e o resultado foi bom. Mais uma oportunidade para falar sobre a minha luta, pensamento e sabedoria, para conhecer, reconhecer e respeitar os povos indígenas". Kopenawa também destacou que, como pajé, guarda sabedoria, por, isso sua entrevista foi direcionada na natureza. "Que somos todos nós", disse.
Kopenawa também falou das comemorações dos 20 anos de homologação da Terra Indígena Yanomami, onde os festejos vão acontecer na comunidade do Demini, de 15 a 20 de outubro deste ano. "Será um momento importante para agradecer aqueles qúe colaboraram para essa conquista, que proibiu a entrada de ga-rimpeiros na nossa região, onde com muita luta e sacrifícios conseguimos vencer", frisou.
Conforme o coordenador do CIR, Mário Nicácio, a reportagem da revista à um instrumento que vai mostrar a aliança desses povos, em meio as suas diversidades, na defesa da identidade cultura e, sobretudo, do seu território nacional. "O Davi demonstrou que os povos indígenas têm muita preocupação com sua vida na natureza. E nós vemos como uma junção de aliança que prospera um futuro de muito trabalho, perspectiva e continuidade da luta pelas novas gerações de lideranças indígenas", destacou Nicácio.
Moreno Saraiva Martins, antropólogo do ISA, acompanhou a reportagem ocorrida no mês de junho. Ele contou que o instituto tem sede em São Paulo, onde também é a sede da revista e lá foram feitos os primeiros contatos com a equipe de jornalismo da Revista Trip. Segundo Martins, a forma como foi utilizada - entrevista pingue-pongue, deixou mais livre as palavras do líder indígena.
No lançamento da revista, 100 edições foram disponibilizadas aos convidados, mas o material também está disponível nas bancas da cidade. Q conteúdo também pode ser acessado através do endereço eletrônico:
http://revistatrip.uol.com.br/revista/davi-kopenawa-yanomami.html. (E.P.)

Folha de Boa Vista, 30/07/2012, Política, p. 4.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.