De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Alunos indígenas iniciam estágio em posto de saúde

05/09/2012

Autor: Thiago Ramos da França

Fonte: Governo do Tocantins - http://www.secom.to.gov.br/



Os alunos do curso técnico de enfermagem do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (Cemix), de Tocantínia, deram início ao estágio na Unidade Básica de Saúde Dr. Quincas no último dia 27 de agosto.

Os 10 alunos, todos da etnia Xerente, terão uma carga horária de 200h no Posto de Saúde e de 400h no Hospital Regional de Miracema, chegando a um total de 600h de estágio.

"É a primeira turma do curso de enfermagem. O Cemix conta com outro curso técnico, o de Informática, que já teve uma primeira turma formada, mas tanto em um quanto no outro trabalhamos sempre com alunos prioritariamente da etnia Xerente", afirma Concita Vieira da Costa, supervisora do Cemix.

Durante o estágio no posto de saúde os alunos realizam procedimentos em vários setores, como a triagem, onde se procede a aferição de pressão arterial, temperatura, teste de glicemia, medidas antropométricas (em que se acompanham as medidas da criança, como as do crânio, peito, abdômen, peso), trabalham na sala de vacinas, realizam curativos e retirada de pontos, preparam e administram medicamentos prescritos, fazem visitas domiciliares a pacientes com dificuldade de acesso à Unidade Básica de Saúde, além de outras atividades inerentes à rotina da unidade.



http://www.secom.to.gov.br/noticia/2012/9/5/alunos-indigenas-iniciam-estagio-em-posto-de-saude/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source