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CCPY promove quarto curso de formação de professores yanomami
03/09/2004
Fonte: CCPY-Comissão Pró-Yanomami-Boa Vista-RR
No dia 16 de agosto último, a Comissão Pró-Yanomami (CCPY) deu início, em Boa Vista (RR), à quarta edição do seu curso de formação para o magistério com a presença de 24 professores yanomami das regiões do Demini, Toototobi, Parawau, Homoxi, Alto Catrimani, Paapiú e Kayanaú. Durante o curso, que irá até 30 de setembro próximo, os docentes indígenas terão aulas divididas em cinco módulos: pedagogia (currículo das escolas Yanomami), aritmética (operações, pesos e medidas, calendário), geografia (biomas brasileiros), história (ocupação da Amazônia) e ciências naturais (energia e meio ambiente).
Os professores indígenas Kaxinawá Ixã e Isa, da Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC), participam como consultores no módulo de pedagogia.
Para o módulo de ciências naturais, está prevista uma visita dos professores yanomami à hidrelétrica de Balbina, situada no município de Presidente Figueiredo (AM), a cerca de 700 quilômetros de Boa Vista.
Os primeiros dez dias do curso foram acompanhados pelos líderes yanomami de cada uma das regiões representadas. O objetivo deste acompanhamento é estreitar as relações entre a nova geração de professores indígenas e suas lideranças tradicionais, de modo a permitir que os primeiros contextualizem a sua formação no quadro político e cultural mais amplo definido pela geração anterior, e, para os segundos, conhecer mais perto o processo e conteúdo da formação dos mais jovens.
O quarto curso de formação de professores para o magistério conta com o apoio financeiro da Fundação Rainforest da Noruega (RFN/OD), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos do Estado de Roraima.
Os professores indígenas Kaxinawá Ixã e Isa, da Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC), participam como consultores no módulo de pedagogia.
Para o módulo de ciências naturais, está prevista uma visita dos professores yanomami à hidrelétrica de Balbina, situada no município de Presidente Figueiredo (AM), a cerca de 700 quilômetros de Boa Vista.
Os primeiros dez dias do curso foram acompanhados pelos líderes yanomami de cada uma das regiões representadas. O objetivo deste acompanhamento é estreitar as relações entre a nova geração de professores indígenas e suas lideranças tradicionais, de modo a permitir que os primeiros contextualizem a sua formação no quadro político e cultural mais amplo definido pela geração anterior, e, para os segundos, conhecer mais perto o processo e conteúdo da formação dos mais jovens.
O quarto curso de formação de professores para o magistério conta com o apoio financeiro da Fundação Rainforest da Noruega (RFN/OD), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos do Estado de Roraima.
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