De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Segurança alimentar é tema de encontro indígena em Cuiabá, MT

13/11/2013

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Índios de 48 etnias do Brasil e de outros países estão reunidos. Jogos dos Povos Indígenas é uma grande confraternização.


A área de sete hectares localizada em um parque de Cuiabá foi transformada em uma aldeia. Ocas foram montadas, tendas, espaço para alimentação e uma arena de jogos.

Na cerimônia de abertura dos Jogos dos Povos Indígenas, o fogo sagrado foi aceso com o atrito de pedras e madeira. O ritual faz parte da cultura dos povos, assim como as danças e os cantos tradicionais, apresentados a todo instante durante o evento.

Os índios também fazem a exposição de artesanato. São bolsas do povo kichuá, do Equador, adereços com penas da etnia kariri-xocó, de Alagoas, a cerâmica dos terenas, de Mato Grosso do Sul, ou ainda, o jiquitaiá, uma espécie de apito usado pela comunidade dos pataxós, da Bahia, para imitar o som dos pássaros.

Outro assunto muito importante discutido durante o evento é a segurança alimentar dos povos indígenas. Em um espaço reservado, diversas etnias expõem produtos vindos da agricultura e do extrativismo, amostras do que é possível produzir nas aldeias para garantir a sobrevivência de quem vive nelas.

Amanayara, representante da etnia tupinambá, trouxe de Ilhéus, na Bahia, alguns frutos produzidos pela comunidade. Os tupinambás fazem a farinha de mandioca e ainda colhem coco e cacau em áreas retomadas de antigos fazendeiros. Agora, eles estão iniciando a fabricação de chocolate artesanal e mais puro.

Marcos Terena, diretor do comitê intertribal, fala sobre a importância do evento e da troca de sementes. Confira a entrevista no vídeo com a reportagem completa.



http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2013/11/seguranca-alimentar-e-tema-de-encontro-indigena-em-cuiaba-mt.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.