De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

Pajé ianomâmi diz ter recebido ameaça de morte

04/08/2014

Fonte: OESP, Caderno 2, p. C5



No encerramento da Flip, pajé diz ter sido ameaçado de morte

Maria Fernanda Rodrigues

Davi Kopenawa fez um pronunciamento no encerramento da Mesa de Cabeceira, neste domingo, 3
PARATY - O pajé Davi Kopenawa pediu a palavra no encerramento da Flip para falar das ameaças ao povo Ianomâmi. "Estou muito preocupado. Os fazendeiros e os garimpeiros têm muito dinheiro para matar o índio. Não quero repetir o que aconteceu há 40 anos com o meu amigo Chico Mendes, que defendia as florestas e os garimpeiros mataram", disse.
Antes de embarcar para o festival, Kopenawa registrou, na Polícia Federal e no Ministério Público, denúncia de que estaria sofrendo ameaça de morte. Suas críticas no início da noite deste domingo, 3, tinham um alvo: a família do senador Romero Jucá: "O filho dele mora em Roraima e está mandando os garimpeiros entrarem na terra dos Ianomâmi. Ele não pode continuar a destruir a natureza. Isso é ilegal, eles não estão respeitando a Constituição Federal."
O filho do senador é candidato a vice-governador de Roraima, Rodrigo Jucá (PMDB). O empresário de 32 anos compõe chapa com candidato ao governo do Estado Chico Rodrigues (PSB). O senador rebate a acusação, afirmando que Kopenawa aproveitou a Flip para criar um "fato político".
O senador alega que Kopenawa apoia a candidata de oposição Ângela Portela (PT) e estaria acusando seu filho para tensionar a disputa local. "Como meu filho é candidato na outra chapa, ele quer criar um fato político", afirmou ao Estado.(COM A SUCURSAL DE BRASÍLIA)

OESP, 04/08/2014, Caderno 2, p. C5

http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,no-encerramento-da-flip-paje-diz-ter-sido-ameacado-de-morte,1538318
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.