De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Armados, índios ocupam Secretaria de Saúde Indígena em RR

19/01/2015

Autor: Emily Costa e Inaê Brandão

Fonte: G1 - http://www.g1.globo.com



Cerca de 50 indígenas da etnia Yanomami invadiram na manhã desta segunda-feira (19) o prédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no Centro de Boa Vista. Armados com arcos, flechas e pedaços de madeira, os indígenas cobram a saída da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), Maria de Jesus do Nascimento.

Conforme servidores do local, por volta das 6h28 (horário local) os índios entraram no prédio e começaram a cantar em protesto. Eles estavam pintados de preto em símbolo "ao luto pela situação da Terra Indígena Yanomami [TIY]", segundo informou ao G1, o líder indígena Júnior Yanomami. A Polícia Militar foi acionada e acompanha o protesto sem intervir.

Segundo Júnior, não há remédios e atendimento médico na área indígena. A manifestação é pacífica, mas só será encerrada "quando a Maria do Nascimento for exonerada". Até que isso ocorra, eles impedirão que a administração da Sesai entre no prédio.

"A saúde só tem piorado nos últimos quatro anos na nossa terra indígena e por isso estamos aqui reivindicando melhorias para as nossas crianças. Só sairemos quando a Maria também sair do cargo", disse.

Ainda segundo a liderança, os indígenas não escolheram quem deve ser o novo titular do Dsei-Y, mas devem se reunir nos próximos dias e indicar um nome ao Ministério da Saúde.

Os yanomami já haviam invadido a Sesai em 2013. À época, eles cobravam a saída da também coordenadora do Dsey-Y, Claudete Schuertz. Após cinco dias de ocupação, ela foi exonerada e atual gestora da pasta, Maria do Nascimento, foi empossada no cargo.

O G1 entrou em contato por email com o Ministério da Saúde e aguarda retorno.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2015/01/armados-indios-ocupam-secretaria-de-saude-indigena-em-rr-veja-video.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.