De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Graduação oferece duas disciplinas em saberes tradicionais

18/08/2015

Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - www.ufmg.br



Neste semestre, serão oferecidas duas disciplinas no Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais, ambas com 50 vagas. As disciplinas, que serão ministradas nas tardes de terça e quinta-feira e nas manhãs de sábado, são abertas aos alunos de todos os cursos de graduação.

Com carga horária de 90 horas-aula, Arquitetura e cosmociência Xacriabá será ministrada entre setembro e outubro pelas mestras Lourdes Evarista e Libertina Ferro, da aldeia Xacriabá de Caatinguinha, da Reserva de São João das Missões, no Norte de Minas Gerais. A disciplina tratará da espacialidade Xacriabá e sua cosmociência, com base na construção de uma casa de barro no campus Pampulha. A arte da pintura de toá, feita sobre a superfície interna e externa das construções, também será abordada.

A disciplina O livro vivo Huni Kuin: narrativas, plantas e imagens, por sua vez, tem carga horária de 60 horas-aula e será ministrada de 1o de outubro a 5 de novembro, pelo linguista Joaquim Maná Kaxinawá, pelo pajé Dua Bussê, pelo cineasta Zezinho Yube e pela mestra do Kene (desenho) Maria Carlos da Silva Kaxinawá.

Conforme ementa, a disciplina "abordará a língua Hãtxa Kui ("língua verdadeira"), os saberes das plantas medicinais, as formas expressivas do Kene Kui ("desenho verdadeiro") e o cinema feito pelo povo Huni Kui, do Acre."

Abertas aos alunos de todos os cursos de graduação, as disciplinas serão oferecidas na terceira fase da matrícula, nos dias 25 e 26 de agosto, na modalidade Formação Livre, por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga).

https://www.ufmg.br/online/arquivos/039662.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.