De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Marinho apoia demarcação indígena em São Bernardo

03/05/2016

Fonte: ABCD Maior - http://www.abcdmaior.com.br



Após protesto com cerca de 30 índios de diversas aldeias que compõem a terra indígena Tenondé-Porã, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, assinou na tarde desta terça-feira (03/05) declaração de apoio à demarcação e ampliação da área.

Por volta das 11h desta terça, os índios ocuparam o saguão da Prefeitura reivindicando o apoio do prefeito Luiz Marinho à demarcação. Após duas horas de espera, uma comissão com quatro líderes se encontrou com o prefeito, que assinou a declaração oficial.

Conforme a Prefeitura, Marinho não pôde atender o grupo prontamente pois se encontrava em uma reunião com os secretários. Enquanto aguardavam a resposta do prefeito, os índios apresentaram e utilizaram diversos elementos culturais, como cachimbos e outros instrumentos de uso cotidiano na reserva.

O secretário adjunto de Cultura, Evandro de Lima, reforçou que a Prefeitura presta todo o apoio à demarcação índigena. "Nós fazemos o que está ao nosso alcance dentro da legalidade. Inclusive prestando o apoio cultural e de saúde às tribos", afirmou.

Como forma de apoiar a demanda dos índios, a Prefeitura de São Bernardo já havia enviado dois ofícios ao Ministério da Justiça, responsável, juntamente com a Fundação Nacional do Índio (Funai), pela demarcação de terras indígenas.

Conforme a CGY (Comissão Guarani Yvyrupa), a terra indígena Tenondé-Porã tem cerca de 15.969 hectares, no qual 4.250 fazem parte do município de São Bernardo e 3.000 já são parte do Parque Estadual da Serra do Mar. Apenas 1.250 hectares adicionais são afetados por áreas protegidas.

Ainda conforme a comissão, existem na área 39 ocupações particulares, das quais 10 foram cadastradas como abandonadas.


Terra indígena


A terra foi reconhecida pela Funai (Fundação Nacional do Índio) em abril de 2012. Atualmente, a demarcação aguarda a publicação de portaria do Ministério da Justiça para seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff, de modo a oficializar a decisão e efetuar as 149 desapropriações, 39 em São Bernardo e as demais na Capital.



http://www.abcdmaior.com.br/materias/cidades/marinho-apoia-demarcacao-indigena-em-sao-bernardo
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.