De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Brasil projeta museu aberto do descobrimento

15/11/1993

Fonte: O Estado de S. Paulo (São Paulo - SP)



Documentos anexos


Para a data de 500 anos da chegada da colonização ao Brasil, a Fundação Quadrilátero está projetando um museu aberto e um espaço específico para pensar o país, localizado no litoral da Bahia, região em que se deu a singradura da frota de Pedro Álvares Cabral no ano de 1500. A intenção é que os visitantes possam ter a mesma visão dos navegadores. O Projeto Quadrilátero prevê a construção de um "laboratório social" que atue nas áreas do ambiente à saúde, passando pela educação. O Ilhéu da Coroa Vermelha, local em que foi realizada a primeira missa, possui uma favela indígena. Há uma proposta de recuperação da área para a instalação de um auto do descobrimento que, periodicamente, encenaria a descoberta do Brasil.
Historiadores apresentam controvérsias em relação a descoberta do Brasil, o fato se configuraria para alguns enquanto uma ficção política.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.