De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Chesf se compromete a reassentar indígenas

12/01/1999

Fonte: A Tarde (Salvador-BA)



Documentos anexos


A comunidade Tuxá obteve a promessa da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) de que uma área com cerca de 6 mil e 600 hectares será adquirida no município de Rodelas para o reassentamento de 150 famílias.
Contudo, apesar do acordo, os Tuxá temem que, com a proximidade da privatização da Chesf, o negócio não se concretize. Eles esperam pelo reassentamento há 11 anos, e, segundo o cacique Bidu, até a desapropriação das terras, em 1987, eles viviam da agricultura e não deviam nada a ninguém. Hoje, cada família ganha R$ 260 de verba de manutenção transitória, paga pela Chesf, mas que não dá nem para comprar remédio.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.