De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Plataforma on-line aponta desmate, mineração ilegal e reservas indígenas

12/07/2017

Autor: Philippe Watanabe

Fonte: Folha de São Paulo www1.folha.uol.com.br



Uma nova versão do Google Earth (disponível em navegadores para internet e para celulares Android) apresenta informações sobre desmatamento, mineração ilegal e conservação ambiental e permite visualizar terras indígenas e comunidades quilombolas amazônicas.

O projeto recebe o nome de "Eu sou Amazônia" e teve a participação das ONGs ISA (Instituto Socioambiental), Ecam (Equipe de Conservação da Amazônia) e Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), entre outras organizações.

"Dar visibilidade é a melhor forma de proteger esses povos em seus territórios", diz André Villas-Bôas, diretor do ISA. Um próximo passo, segundo ele, seria a expansão da iniciativa para unidades de conservação.

O Google usou a base de dados do ISA para possibilitar a visualização das terras indígenas reconhecidas pelo governo. Um pouco da história e cultura dos povos locais também são apresentados ao clicar sobre os territórios.

Segundo Rebecca Moore, diretora do Google Earth e uma das responsáveis pelo projeto, é possível ver que o desmatamento vai até a fronteira das aldeias indígenas e não passa dali.

Segundo estudo publicado neste ano na revista"PNAS", o desmatamento foi reduzido em 75% em regiões que passaram a ser formalmente controladas por índios no Peru.

"Se você quer proteger as florestas, proteja as comunidades indígenas que vivem lá", afirma Moore.

Ela afirma que o projeto começou há cerca de dez anos, quando Almir Suruí, chefe da Terra Indígena 7 de Setembro, procurou o Google para conseguir visibilidade para a região onde vive.

O resultado foi o projeto "Eu sou Amazônia", que conta 11 histórias relacionadas à Amazônia e à preservação ambiental. Entre elas, são mostrados o desmatamento em Paragominas, no Pará, a luta por terra dos quilombolas, e as ameaças ao Parque Indígena do Xingu.

A narrativa das histórias foi feita em parceira com a O2 Filmes, produtora do cineasta Fernando Meirelles, que dirigiu parte do projeto. Interativo, os filmes mesclam mapas, histórias e dados.



http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2017/07/1900419-plataforma-on-line-aponta-desmate-mineracao-ilegal-e-reservas-indigenas.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.