De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Aldeias da Raposa Serra do Sol, em Roraima, temem novas invasões

14/03/2006

Fonte: CIR-Boa Vista-RR



As comunidades indígenas da terra Raposa Serra do Sol, em Roraima, principalmente da região de Surumu, temem por novas invasões como a ocorrida no dia 9 de março, na aldeia Cumanã I, quando seis homens armados adentraram a aldeia ameaçaram as famílias e dispararam tiros de revolver para o alto.

Conforme divulgado pelo CIR - Conselho Indígena de Roraima, Funai - Fundação Nacional do Índio e Polícia Federal estiveram na comunidade Cumanã I, no dia seguinte à invasão, mas os não-índios já haviam evadido do local. A PF abriu inquérito para investigar o caso.

Depois de mais uma invasão violenta de comunidades da Raposa Serra do Sol, os líderes regionais e tuxauas estão em alerta máximo, principalmente com a proximidade do dia 15 de abril, prazo dado pelo Governo Federal para a retirada de todos os invasores da terra indígena.

Integrantes de quatro Grupos de Trabalho, responsável pela avaliação das benfeitorias dos posseiros, têm recebido ameaças verbais para não continuarem o trabalho. Cada GT é composto por cinco servidores da Funai, Incra e Ministério da Agricultora.

O CIR alerta a todas as autoridades brasileiras para o risco de novas invasões e agressões que correm as comunidades de Raposa Serra do Sol, enquanto não forem retirados todos os ocupantes não-índios da terra indígena.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.