De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Defensoria de MS participa de oficialização da construção da 1ª Casa da Mulher Indígena do Brasil

14/08/2023

Fonte: Hoje Mais - https://www.hojemais.com.br



A Casa da Mulher Indígena será um centro especializado, sob um olhar atento às escutas das violências enfrentadas por essas mulheres, garantindo atendimento sensível e acolhedor.

Da Redação
14/08/23 às 12h40

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), participou do Primeiro Seminário Regional Diálogos para Prevenção de Violência contra as Mulheres Indígenas Kaiowá Guarani e Terena, em Dourados, cidade a 230 km de Campo Grande. Na solenidade foi oficializada a implementação da primeira Casa da Mulher Indígena do Brasil.

Representando a instituição, o coordenador do Nupiir, defensor público Lucas Pimentel, pontua que "a conquista é de todas as mulheres indígenas que lutam diariamente por seus direitos e por uma sociedade mais justa".

A construção do espaço é uma conquista histórica e atende a uma reivindicação das mulheres indígenas. O anúncio foi feito pelo Governo Federal, por meio da Coordenadora-Geral de Prevenção à Violência do Ministério das Mulheres, Pagu Rodrigues.

A Casa da Mulher Indígena será um centro especializado, sob um olhar atento às escutas das violências enfrentadas por essas mulheres, garantindo atendimento sensível e acolhedor.

Mais uma vez, Mato Grosso do Sul inaugura uma política pública para mulheres, considerando que a Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande foi a primeira do País, uma conquista igualmente impulsionada para e pelas mulheres.

https://www.hojemais.com.br/tres-lagoas/noticia/geral/defensoria-de-ms-participa-de-oficializacao-da-construcao-da-1-casa-da-mulher-indigena-do-brasil
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.