De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Ex-servidor é preso por estuprar 20 indígenas na sede da Funai

20/03/2024

Autor: Mirelle Pinheiro, Carlos Carone

Fonte: Metrópoles - https://www.metropoles.com



O ex-servidor permaneceu na coordenação técnica em Nova Olinda do Norte (AM) por mais de dez anos

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (20/3), a Operação Hipólita para combater a prática de crimes de importunação sexual e corrupção passiva praticados contra indígenas.
Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão e outro de prisão preventiva contra um ex-servidor da Funai em Nova Olinda do Norte (AM).
O preso é suspeito de abusar sexualmente de pelo menos 20 adolescentes e mulheres indígenas durante o período em que era servidor da Funai. Alguns abusos teriam ocorrido na sede da fundação.

Operação Hipólita
A nome da operação tem referência à mitologia grega, na qual Hipólita era líder da Amazonas, em analogia à força física e mental que as indígenas de Nova Olinda do Norte demonstraram ao denunciar o ex-servidor, que permaneceu na coordenação técnica local por mais de dez anos.

https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/ex-servidor-e-preso-por-estuprar-20-indigenas-na-sede-da-funai
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.