De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Operação na TI Yanomami soma horas de voo equivalentes a 5 voltas na Terra

26/09/2024

Autor: Adriele Lima

Fonte: Folha BV - https://www.folhabv.com.br



Helicópteros e aviões da Marinha, Exército e Força Aérea percorreram até agora 233.000 km para a desintrusão do garimpo na área

Em ações logísticas e de combate ao garimpo ilegal, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II atingiu mais 1.000 horas de voo em atividades que contribuem para a desintrusão na Terra Indígena Yanomami. As aeronaves envolvidas - helicópteros e aviões da Marinha, Exército e Força Aérea - JÁ percorreram 233.000 km, o que equivale a dar 5,6 voltas ao redor do planeta, até a última segunda (23).

Os voos foram realizados pelos helicópteros Super Cougar (UH-15) da Marinha do Brasil, Pantera (HM-1) do Exército Brasileiro e, da Força Aérea Brasileira, Black Hawk (H-60) e Caracal (H-36), além do avião Caravan (C-98).

Segundo o Comando, as operações aéreas têm transportado pessoal, material e equipamentos pesados, como compressores e geradores, além de placas fotovoltaicas para fornecer energia sustentável. Com capacidade de atuar em locais de difícil acesso, os helicópteros também têm sido fundamentais para infiltrar tropas e destruir garimpos ilegais, inclusive em missões noturnas.

"No contexto das Operações Integração I e II, apoiadas na capacidade aeromóvel, puderam proporcionar continuidade nas ações e integração entre as agências envolvidas, inclusive possibilitando evacuações aeromédicas em caso de necessidade", explicou o Comando.

https://www.folhabv.com.br/cotidiano/meio-ambiente/operacao-na-ti-yanomami-soma-horas-de-voo-equivalentes-a-5-voltas-na-terra/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.