De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Amazônia perde o equivalente a 350 campos de futebol em madeira por dia

09/10/2024

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Amazônia perde o equivalente a 350 campos de futebol em madeira por dia

Míriam Leitão

09/10/2024

A área de extração ilegal de madeira na Amazônia aumentou 19% em um ano, passando de 106 mil hectares entre agosto de 2021 e julho de 2022 para 126 mil hectares entre agosto de 2022 e julho de 2023. Esse total equivale à retirada de madeira de 350 campos de futebol por dia, sem autorização dos órgãos ambientais.

Estes dados foram divulgados nesta quarta-feira, durante o "8o Fórum de Soluções em Legalidade Florestal - O Futuro das Florestas na Amazônia", e são do Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex), gerido por uma rede de organizações de pesquisa ambiental: ICV, Idesam, Imaflora e Imazon.

Os dados abrangem sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. No total, foram explorados 366 mil hectares de florestas nativas para fins madeireiros, dos quais 65% de forma legalizada. Mato Grosso lidera a exploração, com 60% da área total, seguido por Pará e Amazonas, cada um com 14%.

A maior parte da extração ilegal (71%) ocorreu em imóveis rurais privados, cujos proprietários estão registrados em cadastros públicos e podem ser responsabilizados. Cerca de 650 imóveis estão envolvidos na extração ilegal, sendo que apenas 20 deles representam quase um terço das atividades ilícitas. Terras Indígenas foram a segunda categoria mais afetada pela extração ilegal (16%), com destaque para as TIs Kaxarari e Tenharim Marmelos, localizadas na área de influência da BR-319.

https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2024/10/amazonia-perde-o-equivalente-a-350-campos-de-futebol-em-madeira-por-dia.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.