De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Viva Maria se une às vozes em defesa da ministra Marina Silva

18/10/2024

Autor: RAMOS, Adriana

Fonte: Rádio Agência - https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-10/v



Viva Maria se une às vozes em defesa da ministra Marina Silva
A ministra foi insultada esta semana em sessão na Câmara dos Deputados

Mara Régia - apresentadora do Viva Maria
18/10/2024 - 08:57
Brasília

Brasília (DF) 10/04/2023 Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante entrevista para Agência Brasil.© Lula Marques/ Agência Brasil
Diante dos insultos sofridos por Marina Silva na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o programa Viva Maria se une às vozes que se levantaram em solidariedade à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Marina foi insultada durante sessão na última quarta-feira (16/10), ao ser chamada pela deputada Julia Zanatta (PL-SC) de "capacho" de ONGs. Na sequência, o deputado Evair de Melo (PP-ES) disse que a ministra passou por "adestramento" para falar diante da comissão. Tudo isso porque ao longo da audiência Marina atribuiu a parte do agronegócio às queimadas irregulares que dizimaram áreas verdes no país nos últimos meses.

Entre as vozes que se levantam para defender Marina Silva, está a de Adriana Ramos, ambientalista do Instituto Socioambiental (ISA), que há anos acompanha a trajetória de luta da ministra. Ela destaca que a tentativa de desqualificar Marina parte justamente de membros do Legislativo ligados a setores do agronegócio, a quem mais interessa promover o desmatamento e a degradação ambiental.

"Essa é uma grande ignorância e uma mentira que tem sido repetida em diferentes frentes por diversos representantes no Congresso Nacional. É uma tentativa de desqualificar o trabalho que a ministra tem em toda a sua trajetória de defesa do meio ambiente, vinda daqueles que têm assumido uma responsabilidade pela degradação ambiental na defesa, digamos, do seu direito de desmatar. É a forma que eles têm hoje para tentar se defender dessa situação que a gente está vivendo, em que o mundo inteiro vê que é insustentável qualquer iniciativa que não esteja preocupada com os efeitos da emergência climática."

Adriana lembra que o Congresso vem flexibilizando leis ambientais e tomando iniciativas que dificultam o controle ambiental e até que protegem criminosos, como os responsáveis pelos incêndios que se espalharam pelo território brasileiro este ano. Por outro lado, ressalta que Marina Silva é uma personalidade reconhecida no mundo todo por ter sido a ministra que conseguiu estabelecer um plano de combate ao desmatamento, que fez o Brasil ser o país que mais reduziu emissões de gases de efeito estufa no mundo.


Edição:
Rádio Nacional / Rilton Pimentel

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-10/viva-maria-se-une-vozes-em-defesa-da-ministra-marina-silva
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.