De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Licenciamento ambiental: veto a itens considerados inconstitucionais é o foco de parlamentares da base e entidades

31/07/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Licenciamento ambiental: veto a itens considerados inconstitucionais é o foco de parlamentares da base e entidades
Parlamentares e entidades ambientalistas destacam trechos vistos como mais graves, enquanto governo discute opções

20/07/2025

Lucas Altino

Enquanto o governo avalia alternativas para reagir ao projeto que flexibiliza o licenciamento ambiental, aprovado na Câmara na última quinta-feira, parlamentares da Frente Ambiental e integrantes do Ministério do Meio Ambiente focam em medidas para contenção de danos. Entidades ambientalistas vêm pedindo o veto integral ao texto, mas, nos bastidores, os próprios ativistas e servidores admitem que o cenário mais realista é a derrubada parcial de pontos mais problemáticos, inclusive considerados inconstitucionais. Além do desgaste político com o Congresso na hipótese de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não sancionar a lei, alas da própria gestão defendem parte das novas regras, a fim de acelerar a conclusão de obras.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, adiantou três vetos que serão pedidos: a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), obtida por autodeclaração, para empreendimentos de médio porte; a retirada da obrigação de consulta a povos indígenas e quilombolas sobre obras em territórios não demarcados; e a emenda que alterou trechos da Lei da Mata Atlântica, que pode permitir mais desmatamento.

- São inconstitucionais (esses trechos). Mas não quer dizer que são só esses. Ainda estamos avaliando todo o Projeto de Lei - explicou Tatto.

Dois desses trechos - a LAC e a retirada dos povos originários do processo - já haviam sido destacados pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, como prioridades no pedido de veto do órgão, em entrevista ao GLOBO na última quinta-feira.

Pontos sensíveis
Em maio, quando o projeto chegou ao Senado, foram identificadas seis inconstitucionalidades no texto pela liderança do governo: a União delegar a definição de atividades que devem ser licenciadas a estados e municípios; a transformação de Funai, Iphan, ICMBio, Fundação Palmares e Ministério da Saúde em órgãos apenas consultivos; o aumento de possibilidades de dispensa de licenciamento; a dispensa de licenciamento para atividades ou empreendimentos agrossilvipastoris (que integram atividades agrícolas, florestais e pecuárias); a LAC, que, conforme decisão do STF, só é constitucional para empreendimentos de pequeno impacto e baixo risco; e a renovação automática de licenças ambientais vencidas sem nova consulta aos órgãos ambientais competentes.

Desde então, o texto foi alterado. Mas Letícia Camargo, consultora de advocacy socioambiental do Painel Mar, que monitora o trabalho do Congresso, defende que o documento pode servir como base:

- Indica que o governo não sai do zero, já estava desde o início mostrando o que entende como inconstitucional. Mas não é nem perto de atender as demais inconstitucionalidades e problemas graves da versão final.

Amanhã, o Observatório do Clima lançará uma campanha pelo veto integral do projeto. Ativistas e servidores do Ibama ouvidos pela reportagem admitem, contudo, que há poucas condições, políticas e jurídicas, para que isso ocorra.

- Mas há inconstitucionalidades flagrantes que devem ser vetadas. E a lei precisará de decretos para regulamentar, só aí já tem várias possibilidades de conter alguns danos - pontua um servidor do Ibama.

O projeto ainda não foi enviado oficialmente para sanção do presidente. Quando isso acontecer, Lula terá 15 dias para se posicionar.

Os ministros de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e Casa Civil, Rui Costa, estão entre os nomes que avaliarão o texto mais profundamente. Enquanto isso, as discussões começaram com as equipes técnicas das pastas, com o objetivo de identificar alternativas. Na quinta-feira, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse ao GLOBO que vetos, novos projeto de lei e medidas provisórias são opções consideradas.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/07/20/licenciamento-ambiental-veto-a-itens-considerados-inconstitucionais-e-o-foco-de-parlamentares-da-base-e-entidades.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source